logo RCN

Joinville tem intenso calendário de eventos e celebra aquecimento do setor

  • Foto: Divulgação -

Até o final de 2023, eventos devem injetar R$ 43 milhões na economia local. Nova pesquisa vai avaliar impactos socioeconômicos dos eventos para a cidade.

O ano de 2023 está sendo um marco da retomada do setor de eventos em Joinville (SC). Desde o mês de janeiro, a cidade vive um período efervescente no qual o movimento do calendário e o público, crescem na mesma proporção.
“Estamos trabalhando em ritmo intenso, beneficiando toda a cadeia produtiva do setor. Joinville celebra a sua consolidação como importante destino de eventos, onde atributos como infraestrutura, localização estratégica, ampla rede de serviços, atrativos qualificados e hospitalidade, fazem a diferença para organizadores, produtores, profissionais e para o público em geral”, avalia Giuliano de Mello, presidente do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB).
Até o final do ano, Joinville terá movimentada agenda com eventos de todos os portes e diversificados setores, incluindo indústria, tecnologia, transporte, negócios, gestão, cultura, esporte, entretenimento e lazer.
Entre os principais eventos já confirmados, estão a Expogestão 2023 (junho); 14ª Intermach, Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica, 40o Festival de Dança de Joinville e Festival dos Girassóis (julho); Shot Fair Brasil 2023 e Logistique 2023 (agosto); Codecon Summit 2023 e Metalurgia 2023 - Feira e Congresso de Tecnologia para Fundição, Forjaria, Alumínio e Serviços (setembro); Jogos Universitários Brasileiros (JUBS) 2023 e XX SITRAER – Simpósio de Transporte Aéreo (outubro); 17° Congresso Brasileiro de Polímeros (CBPol 2023) e 83a Festa das Flores de Joinville (novembro).
De acordo com o JRCVB, a expectativa é que, juntos, os eventos movimentem público de aproximadamente 450 mil pessoas entre turistas e visitantes locais.
A estimativa é que a movimentação gerada somente pelos turistas, injete na economia da cidade cerca de R$ 43 milhões, considerando os gastos em hospedagem, alimentação, transporte local e lazer.
“Destaca-se que neste valor não está incluso o impacto provocado pelo morador e visitante local, nem o gerado pela organização desses eventos, que acabam por movimentar uma rede de fornecedores para operacionalizar toda a parte de infraestrutura e logística. Somando-se a estes, o impacto se torna muito mais expressivo”, completa Giorgio Souza, executivo do Joinville Convention Bureau.
Em 2022, Joinville foi o terceiro município catarinense com maior Valor Agregado do Turismo (VAT), tendo gerado aos cofres públicos arrecadação superior a R$ 3,9 milhões. O estudo foi realizado pelo Núcleo de Economia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).


Pesquisa dos Impactos Socioeconômicos

A partir deste mês, a Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, em parceria com o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB), realiza nova edição da pesquisa Estudos dos Impactos Socioeconômicos dos Eventos em Joinville e a Imagem do Destino. A iniciativa tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
Neste ano, a pesquisa será aplicada em 13 eventos nacionais e internacionais que acontecerão na cidade, até o mês de novembro.
“A pesquisa que faremos é a mesma já realizada anteriormente, com os mesmos objetivos. Neste ano, Joinville está com grande número de eventos confirmados e, mais do que nunca, esse levantamento é importante para medirmos a avaliação que os visitantes têm em relação à cidade”, afirma Yoná Dalonso, Pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UNIVILLE.
De acordo com Giorgio Souza, os dados também são estratégicos para e desenvolvimento de ações voltadas ao crescimento do setor.
“Estamos em um ano com calendário positivo eventos já confirmados que certamente receberão público expressivo. Assim, a pesquisa é essencial para entendermos e trabalharmos com base em números e, mais do que isso, conseguindo apresentar a importância do setor para a economia da cidade”, reforça o executivo do JRCVB.


Impactos e percepção em 2022

No ano passado, a pesquisa Estudos dos Impactos Socioeconômicos dos Eventos em Joinville e a Imagem do Destino foi aplicada em seis eventos realizados em Joinville, onde foram entrevistadas 247 pessoas de forma direta, entre os meses de março e setembro.
As variáveis avaliadas foram perfil do visitante, gasto médio, média de permanência e avaliação do destino. Nesse último critério, foram abordados os itens atrativos naturais, culturais e históricos, informações turísticas, hospedagem, restaurantes, comércio, vida noturna, receptividade, segurança, limpeza e transporte público, sinalização, táxi e transporte por aplicativos.
Do total dos entrevistados, 48,7% vieram à cidade para negócios/eventos e 31% a lazer. Do total, 92,7% indicariam Joinville como destino e 90,7% têm intenção de retornar.
O período médio de permanência na cidade é de 3,6 dias e o gasto médio diário por pessoa é de R$ 416,67.

Em relação à percepção sobre Joinville, as variáveis melhor avaliadas pelos entrevistados foram segurança e limpeza pública, receptividade e restaurantes.

Mecenato Municipal de Joinville tem resultado divulgado com 31 projetos culturais contemplados Anterior

Mecenato Municipal de Joinville tem resultado divulgado com 31 projetos culturais contemplados

Governo de Santa Catarina abre mais leitos de UTI em Itajaí Próximo

Governo de Santa Catarina abre mais leitos de UTI em Itajaí

Deixe seu comentário